top of page

O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu


Com título polêmico e enredo arrebatador, o texto, escrito pela dramaturga britânica Jo Clifford, dirigido por Natalia Mallo, interpretado, com maestria, pela atriz, professora e ativista Renata Carvalho e arranjado pela companhia paulista Queen Jesus Play, nos convida a conhecer uma pessoa que nos é cara desde tempos imemoriais e entender seus textos, suas histórias e suas vivências segundo ela mesma – Jesus, Rainha do Céu.

Ao longo dos 60 min de duração do monólogo, Jesus produz uma contação de textos bíblicos como “O Bom Samaritano”, “A semente de mostarda” e “A Mulher Adúltera”, e nos impele à reflexão sobre a opressão e intolerância sofridas por transgêneros e outras minorias, reiterando valores cristãos como amor, perdão e aceitação. O debate inscrito em cada cena mostra a problemática da população transgênero na sociedade que vivemos, e como estas mesmas pessoas seriam dentro dos contextos bíblicos de séculos atrás.

Desde sua primeira encenação, em de 2009 na Escócia, O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu sofreu diversos boicotes e ameaças de censura. Episódio não diferente ocorreu este ano, no Festival Internacional de Londrina (Filo), causando profunda indignação à membros das comunidades católica e evangélica da referida cidade, que consideraram a encenação um ultraje e desrespeito à fé cristã. Pois bem. Durante a 19ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo, o protesto da modelo transexual Viviany Beleboni, que se vestiu como Jesus Cristo e encenou a própria crucificação rendeu inúmeras críticas nas redes sociais e ameaças de morte. No topo de sua falsa cruz, havia a seguinte mensagem: "Basta de homofobia com GLBT".

As reações, opiniões e discursos de ódio proferidos àqueles que assim ousam a subverter o cânone e usar de subterfúgios são violentas e estampam a face daqueles que erroneamente interpretam, ou o fazem ao seu gosto, o que Jesus transmitiu em suas pregações, conforme dúvida exposta pelos fariseus, no evangelho de Mateus 22:34 – 40: “Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'”.

Não contraditoriamente, o Brasil é o país mais LGBTI-fóbico do mundo. Conforme levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB), um LGBT é assassinado a cada 27 horas no país. Desse total, 52% eram gays, 37% travestis, 16% lésbicas, 10% bissexuais, segundo dados de 2015. Seriam esses dados reflexo do que é exposto nas redes sociais em formato de opinião? Creio haver uma linha tênue entre a opinião e o discurso de ódio, que incita a violência física e a morte. Contra os dados não há argumento.

Exposto dados e fatos, questiono: qual a importância da analogia estabelecida entre a figura de Jesus Cristo e seus ensinamentos dentro de uma sociedade tão preconceituosa? A representatividade causa incômodo devido ao fato da figura do nazareno ser relacionada à comunidade marginalizada. Contudo, não se é recordado também que o mesmo Jesus, quando de sua passagem neste plano terreno, esteve, em todo tempo cercado de outros que, como ele, também foram marginalizados, seja por quais questão que fosse. Conforme o evangelho de João 1:11 e 12: “Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu Nome. ”

O uso da analogia para estabelecer estas relações nos apontam para uma certeza: ela importa, e simboliza, além de tudo, a resistência e a insistência na existência – a invisibilidade é um lugar que não cabe. É preciso sim verbalizar aos quatro ventos sobre as práticas de violência direcionada à população transgênero. Por fim, após sermão-celebração e última ceia compartilhada com os presentes, Jesus, Rainha do Céu se despede, nos bem-aventura:

Abençoada seja se as pessoas abusam de você ou te perseguem, pois isso significa que você está trazendo a mudança. E abençoados sejam aqueles que te perseguem também, pois o ódio é o único talento que têm, e não vale nada. E vão perder o pouco que têm. E a mudança vai acontecer de qualquer maneira. Então por que resistirmos? Por que não podemos celebrar?

Transfobia mata! Fora Temer!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page