Apresentação
O Inanna - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa spbre Sexualidades, Feminismos, Gênero e Diferenças (NIP-PUC-SP) nasce como um projeto de formação para todas aquelas pessoas que queiram intervir na realidade a partir de uma perspectiva crítica, construindo coletivamente formas de pensar e atuar em um mundo que nos aturde por meio de infinitas narrativas de poder.
Por meio de uma série de cursos, seminários e oficinas nos quais se abordam uma série de problemáticas a partir de vários eixos de trabalho (feminismo, pós-colonialidade, crise global etc.) nosso propósito é o de articular circuitos de autoformação e reflexão crítica que caminham à margem da discussão acadêmica e universitária.
Longe de pretender replicar os sistemas de formação tradicionais, o Inanna se propõe como um lugar de encontro e intercâmbio de saberes, onde o centro da formação seja a pesquisa coletiva e a valorização do saber subalterno como ponto de partida. O Inanna pretende ser um lugar onde se possa ensaiar a construção de novos discursos críticos.
Um dos nossos objetivos é o de impulsionar outros itinerários de formação e discussão crítica em um momento em que a mercantilização e a esclerose da construção do saber, submetida à ditadura da produtividade acadêmica faz com que boa parte da produção intelectual tenha se normatizado e se acomodado nos horizontes dos múltiplos poderes.
O Inanna pretende ser um espaço de agitação do pensamento, onde a formação e a criação de ferramentas de análise, necessárias para interpretar o mundo que nos rodeia, sejam discutidas e construídas coletivamente.