top of page

Confira o calendário de cursos para o 1º semestre de 2016

Depois de merecido descanso, o Inanna Educação está de volta com vários cursos inéditos e algumas reedições, tais como A história do pensamento político feminista, As estruturas da sociedade do cárcere e Psicologia, Gênero e sexualidade.

A seguir, você confere todo o cronograma para este semestre.

Cursos:

"Problemas de gênero: feminismo e a subversão da identidade" - Leituras críticas de Judith Butler - 02 de março a 06 de abril

Professor: Daniel Yago

Ementa: Seguindo a esteira inaugurada pelos cursos “Introdução a Judith Butler” e “Judith Butler e os sentidos do sujeito”, neste curso pretendemos nos deter criticamente em uma leitura aprofundada no famoso livro “Problemas de gênero”. Nosso objetivo é percorrer, utilizando trechos da filósofa Judith Butler e suas referências bibliográficas, as categorias fundacionais do sexo, do gênero e do desejo, buscando estabelecer nexos de sentido para além daqueles explicitados no livro. Para tanto, nosso percurso envolverá uma retrospectiva de todos seus capítulos, em aulas expositivas, ziguezagueando entre suas principais referências (Wittig, Foucault, Kristeva, Beauvoir, entre outros) e suas principais comentadoras (Haraway, Braidotti, Preciado).

Mais informações e matrícula, aqui.

História do pensamento político feminista - 05 de março a 9 de abril

Professora: Carla Cristina Garcia

Ementa: Este curso tem como objetivo examinar a constituição do movimento de mulheres/movimento feminista como ator político coletivo e seu papel na construção da agenda de gênero contemporânea. Discutir os principais conceitos teóricos e ferramentas analíticas que permitem explorar as relações entre gênero e as teorias das ciências políticas. Para tanto, introduziremos os conceitos chave da teoria de gênero, os principais cruzamentos entre gênero e política e – em linhas gerais – a história e desenvolvimento das diversas correntes do pensamento feminista. Além disso, analisaremos a partir da perspectiva de gênero as teorias sobre cidadania.

Examinaremos o viés de gênero implícito nos debates conceituais mais importantes e avaliaremos os diferentes enfoques sobre o político examinados pela teoria política feminista – de inclusão (as mulheres como sujeitos políticos) de extensão (das fronteiras do político) ou de reconfiguração (das bases ontológicas das teorias políticas). Por fim, discutiremos como os temas e a perspectiva de gênero se institucionalizaram e foram incorporadas à agenda política, seja na agenda parlamentar, ou no processo de elaboração de políticas públicas.

Mais informações e matrícula, aqui.

O feminismo existencialista de Simone de Beauvoir - 03 de março a 07 de abril

Professora: Djamila Ribeiro

Ementa:

Esse curso pretende evidenciar como, ao realizar uma das obras mais importantes para explicar a situação da mulher, Simone de Beauvoir constrói assim um feminismo existencialista. Pretendemos estudar os conceitos mobilizados por Beauvoir como “Outro”, “situação”, entre outros, defendendo-a, antes de tudo, como filósofa. Posteriormente, Beauvoir se entende como feminista e O segundo Sexo adquire um caráter fundamentalmente político.

Mais informações e matrícula, aqui.

Estruturas da sociedade do cárcere: reflexões sobre crime, controle e crise - 04 de março a 08 de abril

Professores: Marcelo Hailer e Pedro Dotto

Ementa: Valendo-nos de uma genealogia da instituição prisional, propomos um percurso crítico que analise múltiplos aspectos da lógica do cárcere em sua inter-relação com o social, o político, o econômico e o cultural. Partindo de contribuições da filosofia, sociologia, psicologia, criminologia crítica e da literatura, nosso objetivo é o de investigar as estruturas da sociedade do cárcere em sua densidade histórica e em sua materialidade particular: na configuração dos dispositivos de poder que nos atravessam e nos plasmam. Em nosso cenário atual, a crítica ao cárcere evidencia-se, em toda sua potência, como crítica ao contemporâneo que nos enclausura.

Mais informações e matrícula, aqui.

Introdução às teorias feministas contemporâneas - 30 de abril a 21 de maio

Professora: Carla Cristina Garcia

Ementa: Nos últimos 40 anos temos assistido ao desenvolvimento de teorias feministas com propostas muito diferentes entre si. O objetivo deste curso é fazer uma aproximação as múltiplas teorias feministas contemporâneas e, para tanto, pretende apresentar alguns dos processos que alimentam a atual reação patriarcal contra as mulheres: o capitalismo neoliberal, as servidões provocadas pela reinvenção de algumas tradições culturais e a violência sexual são os pilares fundamentais sobre os quais se assenta este intenso rearme ideológico masculino. A conquista de direitos e as lutas de muitas mulheres de diferentes regiões do planeta, por um lado, e as influencias das ideologias da igualdade de gênero e dos direitos humanos, de outro, colocaram em alerta os patriarcados contemporâneos.

Mais informações e matrícula, aqui.

Literaturas Africanas - 13 de maio a 10 de junho

Professor: Marcelo Hailer

Ementa: Para romper com a narrativa hegemônica sobre o continente africano, vamos trabalhar, neste curso, com dois autores moçambicanos: Paulina Chiziane e Mia Couto. O objetivo é, a partir da obra destes dois escritores, fazer uma viagem por Moçambique (revolução, independência, guerra-civil e pós-colonial). Ao mesmo tempo, também abordaremos outros países africanos.

Mais informações e matrícula, aqui.

As revoluções socialistas da África - 17 de junho a 15 de julho

Professor: Marcelo Hailer

Ementa: No primeiro módulo deste curso, o objetivo é abordar as revoluções que se deram em Angola, Moçambique e África do Sul e, desta maneira, oferecer uma leitura de revoluções socialistas para além do Ocidente e tratar de lideranças revolucionárias pouco citadas nas histórias do socialismo.

Para mais informações e matrícula, aqui.

Minicursos

A revolução anal: Bioterrorismo e Fármacopoder - 15, 17, 22, 24 de fevereiro (segunda e quarta-feira)

Professor: Marcelo Hailer

Ementa: Lançado em 2002, O Manifesto Contrassexual lançou inquietantes e inovadoras questões no que diz respeito as classificações de gênero e de orientação sexual. Inspirad@ no conceito de Biopolítica, desenvolvido por Michel Foucault, Paul Preciado, em seu manifesto, desenvolve a tarefa de aprofundar as questões iniciadas por Foucault, especificamente o controle dos corpos e o biopoder. Também chamou atenção, à época, a sua proposta de uma sociedade contrassexual onde as tecnologias de gênero e orientação sexual são implodidas.

Em Testo Yonqui (2008), Preciado continua a sua pesquisa a respeito do biopoder e controle dos corpos, mas agora, fazendo do seu próprio corpo o texto. Ao ingerir doses de hormônios masculinos em seu corpo, Preciado constrói uma genealogia do Fármaco-Poder que, de acordo com @ auto@, tem início nas duas primeiras grandes guerras. Este curso tem por objetivo aprofundar e debater os conceitos de contrassexualidade, micropolíticas de gênero, fármacopoder, fármacopornografia, a intoxicação voltunrária e mutações corporais.

Mais informações e matrícula, aqui.

Moda, Mulher e Liberdade - 16,18,23,25 de fevereiro (terça e quinta-feira)

Professora: Carla Cristina Garcia

Ementa: O curso pretende refletir sobre a importância de iniciativas de moda inclusiva na ressignificação do papel da mulher, em sua constante luta contra estruturas de poder patriarcal e heteronormativo bem como as relações entre moda e feminismo.

Mais informações e matrícula, aqui.

Psicologia, gênero e sexualidade: desconstrução da racionalidade heteronormativa - 13 e 20 de abril

Professor: Daniel Yago

Ementa: O objetivo deste minicurso é explorar algumas das principais ideias sobre gênero e sexualidade no campo da psicologia.

Mais informações e matrícula, aqui.

Michel Foucault e a História da sexualidade - 15 de abril a 06 de maio

Professor: Pedro Dotto

Ementa: O curso é consagrado à leitura da História da sexualidade de Michael Foucault.

Mais informações e matrícula, aqui.

Feminismo e arte: A obra de Virginia Woolf - 16 e 23 abril

Professora: Carla Cristina Garcia

Ementa: Este minicurso abordará a relação entre o feminismo de Virginia Woolf e sua arte. Para Woolf, o feminismo é uma maneira de perceber a realidade, como a arte é uma maneira de alterá-la. Seu feminismo que não se restringe a defesa dos direitos da mulher, mas ao equilíbrio no qual os elementos masculino e feminino se integram: a mente sem sexo.

Mais informações e matrícula, aqui.

Oficina de Escrita Criativa - 14 de abril a 12 de maio

Professora: Clara Averbuck

Ementa: A "Oficina de Escrita Criativa" serve para aquelas que gostam de escrever e querem exercitar seu dom. Pode ter publicado ou não, pode ser profissional ou não, pode ser super desinibida ou morrer de vergonha; o que importa é a vontade de escrever, produzir, destravar.

Mais informações e matrícula, aqui.

Quem nos guardará à morte: o morrer nas sociedades ocidentais contemporâneas - 02 a 23 de maio

Professor: Fabio Mariano

Ementa: De maneira dialógica, o curso ministrado em 4 encontros pretende discutir de que maneira a morte e o morrer tem sido objeto de discussões nas sociedades contemporâneas. Assim, trataremos de discutir: A universalidade do tema, os ritos e costumes, a normatização diante da morte e as relações entre corpo e Estado.

Mais informações e matrícula, aqui.

Religião e Estado Laico - 19 de maio a 16 de junho

Professor: Edin Sued Abumanssur

Ementa: A ideia de Estado Laico emerge na esteira do pensamento liberal. Ao mesmo tempo em que o Estado Moderno persegue seu ideal de racionalidade laica, ele se vê na contingência de celebrar acordos com as igrejas para constituir-se como instância legítima de poder. A laicidade surge então como um longo processo de acomodação entre as duas instâncias, Estado e Igreja, que reivindicam a legitimidade do exercício do poder.

Mais informações e matrícula, aqui.


Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page