
Psicologia, gênero e sexualidade: desconstrução da racionalidade heteronormativa
Professor:
Daniel Françoli Yago - psicólogo clínico formado pela PUC-SP e professor de história do feminismo e estudos de gênero do COGEAE/PUC-SP. Tradutor e revisor técnico de importantes autores como James Hillman e Judith Butler. Site pessoal: wwww.danielyago.com
Ementa:
O objetivo deste minicurso é explorar algumas das principais ideias sobre gênero e sexualidade no campo da psicologia. Queremos analisar os vetores políticos e culturais que colocam a sexualidade como núcleo central da produção de subjetividade na modernidade, assim como fazer críticas em relação à heteronormatividade posta como central, natural e tácita pela dominação masculina que emerge, principalmente, a partir do final do século XIX, nos cânones do saber, nos regimes políticos e nas instituições sociais. O público alvo deste curso não se restringe a psicólogos, psiquiatras e médicos, mas se estende a todos os profissionais que se interessem pelo tema.
Carga horária: 6 horas
Horário: 19h15 às 22h15
Dias: 13 e 20 de abril
Vagas: Esgotado
Cronograma:
1ª Aula – Psicologia e a invenção da scientia sexualis – a construção da ideia de perversão pela psiquiatria; escalas de sexualidade norte-americanas; o dispositivo da sexualidade.
2ª Aula – A crítica da heteronormatividade – a entrada da noção de gênero nas ciências humanas; o pensamento hétero; insurgências queer, nômades, ciborgues; por uma psicologia não (hétero)normativa.
Para se inscrever, clique aqui.
Valor***:
R$ 100,00 (à vista em dinheiro ou depósito bancário**)
R$ 125,00 (à vista ou parcelado no cartão em até 3x)
Conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 0322-0
Conta: 200.283-3
CNPJ: 20.825.198/0001-50
* Após a compra é preciso preencher a ficha de inscrição
** Apresentar comprovante
*** A reserva de sua vaga tem validade de 24h, para garantir é necessário o pagamento do curso

