Religião e Estado Laico

Professor:
Edin Sued Abumanssur
Ementa:
A ideia de Estado Laico emerge na esteira do pensamento liberal. Ao mesmo tempo em que o Estado Moderno persegue seu ideal de racionalidade laica, ele se vê na contingência de celebrar acordos com as igrejas para constituir-se como instância legítima de poder. A laicidade surge então como um longo processo de acomodação entre as duas instâncias, Estado e Igreja, que reivindicam a legitimidade do exercício do poder.
No Brasil, o Estado, tanto em seu período monárquico quanto republicano, foi incapaz de impor-se como instância autônoma, acima das religiões e suas formas institucionais. A presença e a visibilidade atuais dos evangélicos no Congresso Nacional é consequência, em parte, da nossa democracia dependente de fontes de legitimação externas às suas instituições.
O curso é composto de 4 encontros de 3 horas e abordará as temáticas:
1. A formação do Estado Moderno: abordagem histórica.As origens, as razões e os desdobramentos da separação entre Estado e Igreja: o pluralismo religioso, a subjetivação da religião, a emergência do mercado de bens de salvação.
2. Estados laicos e laicidadesAs diferentes formas de acomodação entre os Estados Modernos e as igrejas. Islamismo e estado laico.
3. O Estado laico brasileiro.A construção e os limites de nossa laicidade.
4. Laicidade e democraciaA atuação das religiões no parlamento. Cidadania, secularismo e a esfera pública.A democracia agonística.
Carga horária: 12 horas
Horário: 19h30 às 22h30
Dia da semana: quinta-feira
Data: 19 de maio a 16 de junho
Vagas: Esgotado
Valor***:
R$ 200,00 (à vista em dinheiro ou depósito bancário**)
R$ 225,00 (à vista ou parcelado no cartão em até 3x)
Conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 0322-0
Conta: 200.283-3
CNPJ: 20.825.198/0001-50
* Após a compra é preciso preencher a ficha de inscrição
** Apresentar comprovante
*** A reserva de sua vaga tem validade de 24h, para garantir é necessário o pagamento do curso

