
"Pele Negra, Máscaras Brancas" - Leituras críticas Frantz Fanon vol. 1

Professor:
Marcelo Hailer
Ementa:
Frantz Fanon é apontado como aquele que vai inaugurar os chamados “estudos descoloniais”. As suas obras “Pela negra, máscaras brancas” (1952) e “Os condenados da terra” (1961) são fundantes aos estudos culturais que vão tratar sobre causas e sequências da colonização e suas relações de poder.
O curso se propõe a discutir e entender por que os estudos de Fanon são fundamentais para se compreender, de maneira crítica, as relações raciais/ de poder na atualidade.
Mas, para que haja uma compreensão profunda do contexto histórico da obra de Fanon, um estudo sobre a sua vida, se faz necessário. Visto que, seus textos nascem a partir do contato direto com as violências perpetradas pelo regime colonial. Fanon foi personagem ativo na luta pela libertação da Argélia, na Frente de Libertação Nacional, guerrilha que lutou contra a ocupação francesa.
Nesta primeira edição, iremos fazer a leitura crítica de "Pele Negra, Máscaras Brancas", que foi a sua tese de doutorado em psiquiatria, mas, que foi rejeitada por se contrapor as epistemologias dominantes.
Carga horária: 12 horas
Horário: 15h às 18h00
Dia da semana: Sábado
Período: 12 de setembro a 03 de outubro
Vagas: 20
Valor*:
R$ 150,00 (depósito bancário**)
Conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 0322-0
Conta: 200.283-3
CNPJ: 20.825.198/0001-50
* Após a compra é preciso preencher a ficha de inscrição
** Apresentar/ encaminhar por e-mail comprovante com três dias de antecedência para garantir a sua vaga.