
O feminismo existencialista de Simone de Beauvoir

Professora:
Djamila Ribeiro
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de SP - Unifesp; Mestra em Filosofia Política pela mesma universidade e colunista do Escritório Feminista da Carta Capital. Trabalha atualmente com os seguintes temas: Teoria feminista, filosofia política, relações raciais e de gênero.
Na obra O Segundo sexo – Fatos e mitos e A experiência vivida – Simone de Beauvoir pensa a categoria gênero a partir da condição da mulher. Para tal, ela mobiliza categorias que se estão ligadas ao empreendimento filosófico de Heidegger, Hegel, Merleau Ponty, Sartre, adquirem uma especificidade na discussão de gênero que permite que falemos em um “feminismo existencialista”, feminismo aqui entendido como um projeto de auto-afirmação da mulher para além do gênero que a define.
Com a famosa frase: “não se nasce mulher, torna-se” Beauvoir constrói uma crítica ao “eterno feminino” evidenciando que o gênero para a mulher é algo que se impõe a ela. No projeto de Simone de Beauvoir, o gênero é simultaneamente condição para se pensar a mulher e objeto de crítica.
A filósofa inicia este projeto refutando a existência de uma natureza feminina, tributária do gênero, dada pela biologia. A crítica a seguir contrapõe a psicanálise e os conceitos freudianos e, por fim, Beauvoir refuta a teoria marxista em relação à mulher. Essas três instâncias são consideradas por Beauvoir como instâncias que bloqueiam a liberdade da mulher ao interpor à radicalidade do projeto (de cada um/uma) uma mediação inerte que mitiga e até certo ponto o nega, o gênero.
Esse curso pretende evidenciar como, ao realizar uma das obras mais importantes para explicar a situação da mulher, Simone de Beauvoir constrói assim um feminismo existencialista. Pretendemos estudar os conceitos mobilizados por Beauvoir como “Outro”, “situação”, entre outros, defendendo-a, antes de tudo, como filósofa. Posteriormente, Beauvoir se entende como feminista e O segundo Sexo adquire um caráter fundamentalmente político.
Carga horaria: 18h
Horário: 19h30 às 22h30
Dia da semana: Quinta-feira
Datas: 03 de março a 07 de abril
Vagas: 20
Valor***:
R$ 325,00 (à vista em dinheiro ou depósito bancário**)
R$ 350,00 (à vista ou parcelado no cartão em até 2x)
Conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 0322-0
Conta: 200.283-3
CNPJ: 20.825.198/0001-50
* Após a compra é preciso preencher a ficha de inscrição
** Apresentar comprovante
*** A reserva de sua vaga tem validade de 24h, para garantir é necessário o pagamento do curso

