top of page

Multidões Queer: o ativismo no século XXI 

Professor:

Marcelo Hailer 

 

Ementa:

A eclosão de movimentos como o Occupy Wall Street, nos EUA, dos Indignados na Espanha, o Movimento Passe Livre e as manifestações de junho de 2013 no Brasil não colocaram apenas as clássicas legendas e organizações de esquerda em cheque, mas também trouxeram à tona os limites da democracia representativa no Ocidente e revelaram, de fato, o potencial político das ruas e das redes, à esquerda e à direita. Em comum estes movimentos possuem uma característica: a radicalização da democracia e a construção do comum. 

 

A grande diferença destes movimentos é a organização, em sua maioria, na horizontalidade, a “ausência” de líderes e crítica contundente aos partidos da ordem, sejam de esquerda ou de direita. A estas novas formas de organização foi cunhado o termo “Multidão” (NEGRI; HARDT) em contraponto a “massa operária homogênea”. Ao mesmo tempo em que o Império se torna cada vez mais global, este mesmo poder, por meio das redes, cria novas possibilidades de lutas e resistências, mas agora, sem um rosto comum, são “seis bilhões de possibilidades”. 

 

Negri e Hardt dão conta destes movimentos globais e locais, porém, algumas questões passam ao largo de suas análises, por exemplo, as novas frentes de luta em torno das sexualidades da Multidão. É neste sentido que a filósofa Paul B. Preciado contribui e faz a sua análise a partir dos Estudos Queer destes novos agrupamentos e de que maneira as suas respectivas agendas intervém na esquerda clássica e o embate inevitável com os novos grupos fundamentalistas. Preciado estabelece que “a Multidão Queer deve desterritorializar a heterossexualidade”. 

 

O objetivo deste curso é buscar entender o conceito de Multidão ((NEGRI; HARDT) e visualizá-lo nos grupos políticos contemporâneos e, posteriormente, entender o diálogo que o filósofo Paul Preciado faz, a partir da perspectiva queer, com o conceito de Multidão empreendido pelos dois filósofos.  E, por fim, um mapeamento do ativismo político neste século XXI que dialoga com estas novas ferramentas de organização. 

 

 

 

Carga horária: 10 horas 

Horário: 15h às 17h30

Dia da semana: Sábado

Período: 04 de julho a 25 julho

Vagas: 20

 

 

Valor*:

R$ 150,00 (depósito bancário**)

 

 

Conta corrente:

Banco do Brasil

Agência: 0322-0

Conta: 200.283-3

CNPJ: 20.825.198/0001-50

 

* Após a compra é preciso preencher a ficha de inscrição

** Apresentar/ encaminhar por e-mail comprovante com três dias de antecedência para garantir a sua vaga.

bottom of page