Quem nos guardará à morte: o morrer nas sociedades ocidentais contemporâneas

Professor:
Fábio Mariano*
Ementa:
“A morte é como o silêncio, destoa gritar urgente”, Monique Prada.
Em todas as civilizações, a morte foi considerada um evento social. O cuidado com o corpo iniciado pelos rituais de passagem buscavam dar ao corpo morto a dignidade recebida em vida, conter a angústia e instaurar uma nova ordem. Além disso, o ritual ao afastar a angústia, tranquiliza, cura e previne a sociedade ao qual o morto está inserido.
Com o advento do estado moderno, as rápidas relações estabelecidas pelo capitalismo fez com que mudássemos a pratica dos ritos fúnebres reconfigurando as formas de se relacionar com o corpo, especialmente, o morto, evidenciando novos tabus e novas formas de tratar a questão da morte e seus personagens que são muitos, senão todos.De maneira dialógica, o curso ministrado em 4 encontros pretende discutir de que maneira a morte e o morrer tem sido objeto de discussões nas sociedades contemporâneas. Assim, trataremos de discutir: A universalidade do tema, os ritos e costumes, a normatização diante da morte e as relações entre corpo e Estado.
Fábio Mariano, professor universitário. Bacharel e Mestre em Direito. Doutorando em Ciências Sociais pela PUC- SP. Estuda as relações da morte com a sociedade contemporânea e seus personagens. Membro do Inanna – grupo de pesquisa que investiga Feminismos, Diversidade e Pós colonialismo. Pesquisa também o tema da Autoridade Feminina no Judiciário Brasileiro e ministra , em conjunto com outros professores, o curso O Estado e o Corpo: Genealogia de estudos feministas na COGEAE da PUC-SP.
Carga horária: 12 horas
Horário: 19h às 22h
Dia da semana: segunda-feira
Data: 02 a 23 de maio
Vagas: 20
Valor***:
R$ 200,00 (à vista em dinheiro ou depósito bancário**)
R$ 225,00 (à vista ou parcelado no cartão em até 3x)
Conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 0322-0
Conta: 200.283-3
CNPJ: 20.825.198/0001-50
* É preciso preencher a ficha de inscrição
** Enviar comprovante
*** A reserva de sua vaga tem validade de 24h, para garantir é necessário o pagamento do curso

