Introdução ao pensamento de Beatriz Preciado: O Manifesto Contrassexual

Professor:
Marcelo Hailer
Ementa:
Lançado em 2002, o "Manifesto Contrassexual", de Beatriz Preciado, dinamitou as dicotomias consideradas naturais como Homo X Hétero / Homem X Mulher. O "Manifesto Contrassexual" surge como uma proposta de substituição do Contrato Social que pressupõe uma natureza em torno das identidades e resgata a tradição dos movimentos de contracultura de realizar manifestos.
De acordo com o filósofo, é necessário criar uma nova estratégia que rompa os limites identitários impostos pela tecnologia de gênero, visto que esta pressupõe que todas as identidades, sexuais e de gênero, possuem papeis sociais pré-definidos, algo já estabelecido nos marcos da anátomo-política e bio-política conforme analisados por Michel Foucault, por quem o filósofo é diretamente influenciado.
O objetivo deste Diálogo é discutir as contradições apontadas pelo filósofo em seu "Manifesto Contrassexual" relacionadas às noções de gênero e identidade e também problematizar as possibilidades deste manifesto enquanto estratégia de resistência ao poder.
Carga horária: 3 horas
Turma 1
Data: 09/04 (quinta-feira)
Horário: 19h às 22h
Turma 2
Data: 25/04 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Vagas: 20 (para cada turma)
(No ato de inscrição, especificar de qual turma deseja participar)
Valor*:
R$ 40,00 (à vista em dinheiro / cartão de débito/crédito / depósito bancário**)
Conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 0322-0
Conta: 200.283-3
CNPJ: 20.825.198/0001-50
* É preciso preencher a ficha de inscrição
** Enviar comprovante