A revolução anal: Bioterrorismo e Fármacopoder

Professor:
Marcelo Hailer*
Ementa: Lançado em 2002, O Manifesto Contrassexual lançou inquietantes e inovadoras questões no que diz respeito as classificações de gênero e de orientação sexual. Inspirad@ no conceito de Biopolítica, desenvolvido por Michel Foucault, Paul Preciado, em seu manifesto, desenvolve a tarefa de aprofundar as questões iniciadas por Foucault, especificamente o controle dos corpos e o biopoder. Também chamou atenção, à época, a sua proposta de uma sociedade contrassexual onde as tecnologias de gênero e orientação sexual são implodidas.
Em Testo Yonqui (2008), Preciado continua a sua pesquisa a respeito do biopoder e controle dos corpos, mas agora, fazendo do seu próprio corpo o texto. Ao ingerir doses de hormônios masculinos em seu corpo, Preciado constrói uma genealogia do Fármaco-Poder que, de acordo com @ auto@, tem início nas duas primeiras grandes guerras.
Este curso tem por objetivo aprofundar e debater os conceitos de contrassexualidade, micropolíticas de gênero, fármacopoder, fármacopornografia, a intoxicação voltunrária e mutações corporais.
Aula 1 – Introdução ao pensamento de Preciado
Aula 2 – O Manifesto Contrassexual
Aula 3 – Texto Yonqui
Aula 4 – A revolução anal derruba o capital?
Marcelo Hailer é Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), doutorando em Ciências Sociais (PUC-SP) e autor do livro A contrução da heteronormatividade em personagens gays nas telenovelas (Novas Edições Acadêmicas/ 2013).
Carga horária: 12 horas
Horário: 19h30 às 22h30
Dia da semana: segunda e quarta-feira
Data: 15, 17, 22, 24 de fevereiro
Vagas: Esgotado
Valor***:
R$ 200,00 (à vista em dinheiro ou depósito bancário**)
R$ 225,00 (à vista ou parcelado no cartão em até 3x)
Conta corrente:
Banco do Brasil
Agência: 0322-0
Conta: 200.283-3
CNPJ: 20.825.198/0001-50
* Após a compra é preciso preencher a ficha de inscrição
** Apresentar comprovante
*** A reserva de sua vaga tem validade de 24h, para garantir é necessário o pagamento do curso

